Deprecated: mysql_pconnect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/opcscom/public_html/Connections/conn.php on line 9
Oliveira, Pena Cal e Sodre Advogados, Av. Tancredo Neves-Salvador-BA

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Contencioso e Arbitragem










 

Desoneração da folha de pagamento do setor da Construção Civil
 

Dando continuidade ao programa de desoneração da folha de pagamento (INSS) para estimular a economia nacional, introduzida pela Lei nº 12.546/2011, o Governo Federal anunciou a inclusão do setor da construção civil entre os setores beneficiados pela medida.

 

Com a nova sistemática, as empresas do setor da construção civil deixarão de contribuir com a alíquota de 20% sobre a folha de pagamento, passando a recolher 2% sobre o seu faturamento.

 

Deve ser ressaltado que a substituição da folha de pagamento pelo faturamento aplica-se apenas à contribuição patronal paga pelas empresas, equivalente a 20% de suas folhas salariais. Todas as demais contribuições incidentes sobre a folha de pagamento permanecerão inalteradas, inclusive o FGTS e a contribuição dos próprios e empregados para o Regime Geral da Previdência Social.

 

É importante esclarecer que, a priori, não se trata de uma opção dada ao contribuinte, a substituição ao recolhimento tem natureza obrigatória. Porém, como a finalidade dessa alteração é desonerar os setores contemplados, beneficiando as empresas e diminuindo a carga tributária incidente, se, por algum acaso, alguma empresa vier a ter sua carga tributária majorada em razão da nova sistemática, entendemos ser possível questionar judicialmente a aplicação desse “benefício”.

 

Em caso de dúvidas acerca do tema, o Oliveria, Pena Cal e Sodré Advogados conta com equipe especializada em Direito Tributário e coloca-se, desde já, à disposição para quaisquer maiores esclarecimentos.


 

MAIS NOTÍCIAS

Sócio de Oliveira, Pena Cal e Sodré tem artigo publicado na Revista do TRT5.
Tribunal de Justiça de São Paulo afasta nova interpretação da Advocacia Geral da União (AGU) para autorizar negócio envolvendo imóvel rural de empresa de capital estrangeiro.
Desoneração da folha de pagamento do setor da Construção Civil
Lei nº 12.551/2011 altera regime de sobreaviso.
Sancionada Lei (nº 12.529/2011) que estabelece o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência

 


Imprimir

 

 

Oliveira, Pena Cal e Sodré Advogados - Todos os direitos reservados. All rights reserved.